GERAÇÃO E COGERAÇÃO DE ENERGIA COM GÁS NATURAL

Geração e co-geração de energia com gás naturalO gás natural é uma alternativa para a produção de eletricidade, seja em usinas termelétricas ou através de plantas de cogeração.

A construção de uma termelétrica é mais rápida que a de uma hidrelétrica; os custos, assim como os riscos, são menores, pois a obra é mais simples e não envolve a remoção de povoados, fauna, flora, como acontece com freqüência no caso de alagamento de áreas para o enchimento de reservatórios de hidrelétricas.

Além disso, as usinas termelétricas podem ser construídas próximas da fonte consumidora de energia, evitando perdas na transmissão da eletricidade.

No Brasil, o gás natural começa a ganhar espaço na matriz energética. O governo federal tem como meta elevar a participação do gás natural de 8,9% (em 2005) para 15% em 2015 (fonte: Petrobras). A Comgás distribui o gás vindo da Bacia de Campos, Bacia de Santos, e da Bolívia.

Em 2005, a Comgás atendia a duas termelétricas e a treze projetos de cogeração. Para 2006, foram firmados oito novos contratos de adoção do gás natural em projetos de cogeração. O setor deve crescer significativamente nos próximos anos, e a expectativa é que, a médio prazo, o mercado de geração e cogeração venha a se tornar um dos principais negócios da Comgás.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s